segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Pregadores profissionais benção ou maldição?


Muitos pastores e lideres evangélicos não satisfeitos com a condição espiritual em que vivem suas congregações, ao invés de recorrerem a Deus, que é o único que pode avivar seu povo (Hc 3.2), estão recorrendo aos pregadores profissionais ou se preferir, avivalistas profissionais, animadores de púlpito, conferencistas pentecostais etc. Homens que promovem avivamentos mediante pagamento de grande soma de dinheiro, alguns cobram até R$ 20.000,00 por pregação e chegam a pregar até 200 vezes ao ano o que dá uma pequena soma de R$ 4.000.000,00 ao ano, deve ser por isso que muitos jovens estão preferindo ser um conferencista, a um pastor local, pois além de não terem nenhuma responsabilidade sobre o rebanho, ganham um pouquinho mais. (não generalizar, pois entre os conferencistas existem alguns que são homens de Deus). 
Outrora os conferencistas eram chamados Pastores itinerantes, nome contraditório, pois pastor é aquele que cuida de um rebanho, itinerante aquele que viaja, como pode alguém cuidar se vive viajando? Podemos então qualificar um pastor itinerante, como um pastor que não tem responsabilidade nenhuma sobre o rebanho, apenas vive alimentando ovelhas alheias (salvo aqueles que viajam dentro do próprio ministério), o grande problema é que muitos deles estão alimentando ovelhas alheias com comida estragada. Através dos tais têm entrado nas igrejas heresias diversas, como unção do paletó, unção do riso, unção de Ester, unção do sopro, unção do grudar na parede, unção do peso da glória, angeolatria etc.
O Pastor José Welintom Bezerra da Silva presidente da CAGDB foi muito feliz num comentário que fez sobre os tais, no jornal “O Mensageiro da Paz”, “Antigamente a igreja glorificava e ficava cheia do Espírito Santo ao cantar o hino 15 da harpa cristã. Hoje tudo mudou os crentes modernos preferem os avivalistas profissionais que promovem avivamentos ocasionais, apenas emocionais. Suas efervescentes mensagens são como sonrrisal: se não usar logo o fervor acaba.
Não é esse o avivamento que buscamos o avivamento mandado por Deus vem quando os crentes consagrados estão orando e jejuando. A manifestação não é carnal. Ela começa no espírito, domina a alma e enche o coração com a glória de Deus.
Estamos nos afastando paulatinamente do modelo bíblico e nos aproximando dos modelos sociológicos e psicológicos. Estamos usando ferramentas produzidas pelo mundo acadêmico e mercadológico, que julgamos serem mais práticos. Muitos estão estabelecendo o seu próprio modelo, tornando a igreja movida por     “fenomenologia sociológica e psicológica” , deixando de lado o modelo das sãs palavras.”
Realmente o Pastor José Welintom foi muito feliz neste seu comentário, pois na maioria das pregações, vemos somente isto avivamentos ocasionais só de momento, emoções passageiras, onde os crentes choram se derramam por breve momento, mas saindo dali não há mudança, não há convencimento de pecado, as maiorias das pregações são previamente preparadas para alisar o ego daqueles que ouvem. As mensagens têm um único objetivo, preparar a Igreja para o show que geralmente é promovido pelos avivalistas profissionais, onde muitas vezes é promovida uma verdadeira desordem, com pessoas pulando, dando socos por todos os lados, alguns caindo ao chão, outros cambaleando, outros nadando no espírito etc.
Veja a seguir alguns absurdos pregados por alguns deles, verdadeiras aberrações bíblicas, conjecturas estranhas às escrituras, e muitas vezes acrescentando pensamentos próprios a Palavra de Deus. Não citei o nome dos pregadores, pois o intuito deste estudo não é lutar contra carne ou sangue, mas sim alertar o povo de Deus para que analisem o que está sendo pregado em muitos púlpitos. At 17.10-11
_____________________________________________________________________
Azeite Poder para esta geração. Texto 2º Reis 4.1-7 Nesta pregação o pregador muda totalmente o texto e o contexto da Palavra, neste texto fica claro que o problema da viúva eram as dividas pendentes com um credor, mas o pregador diz que o problema dela é o problema da maioria das Igrejas hoje em dia, (falta de azeite) ele inventa uma mentira inexistente no texto. No verso dois ele diz existir um paradoxo, veja o verso: E Eliseu lhe disse: Que te hei eu de fazer? Declara-me o que tens em casa. E ela disse: Tua serva não tem nada em casa senão, uma botija de azeite. Diz o pregador existir uma contradição antes da vírgula e depois da vírgula, mas qualquer estudante sabe que a vírgula indica breve pausa e não um tempo tão prolongado que possa indicar uma mentira no texto. Se aceitarmos o fato de que houve uma mentira só porque antes da vírgula ela disse uma coisa e depois da vírgula outra, então, teremos que aceitar que Jesus também mentiu em Mateus 11.27 Veja o que disse Jesus: “ Ninguém conhece o Filho, senão o Pai.” Veja que antes da vírgula Jesus diz que ninguém conhece o Filho e depois da vírgula ele diz que o Pai conhece, se este pregador tivesse dito que Cristo também mentiu aceitariam? Mesmo estando escrito que na sua boca não se achou engano
 (1º Pe 2.22)?
O grande problema não está somente na interpretação do pregador, mas ele afirma que esta viúva chamou seus dois filhos e tramou um jeito de tirar algo de Eliseu, e o jeito foi inventar uma mentira, dizendo não ter nada em casa.
O pregador diz que não conseguimos mentir para alguém que nos ama quando este alguém nos olha nos olhos, e quando esta viúva chegou diante de Eliseu, Eliseu olhou nos olhos dela e ela disse não ter nada em casa, mas como Eliseu continuou a olhar nos seus olhos, ela não conseguiu mentir e disse ter uma botija de azeite. Amados isto não é uma conjectura, mas uma afirmativa, o pregador afirma que esta trama aconteceu, fato não Bíblico, ele não estaria acrescentando algo a Palavra de Deus? Ou só esta falsificando? 2º Co 4.2 Ou porque ele é famoso ele pode? Para encerar o pregador diz que o problema da viúva foi resolvido com azeite, mas veja em 2º Reis 4.6-7  que ela tinha azeite em abundância, mas seus problemas ainda persistiam, as dívidas, pelo que Eliseu mandou elas vender parte do azeite, pagar suas dívidas e ela e seus filhos vivessem do resto. O problema da viúva não foi resolvido com azeite, mas com a provisão de Deus. Ef 3.20. Se esta viúva tivesse arroz em casa, Deus aumentaria o arroz, se fosse trigo, Deus aumentaria o trigo etc. Então a falta da viúva não era o azeite, pois o próprio texto nos mostra que a única coisa que ela possuía era o azeite, porém em pequena quantidade insuficiente para pagar suas dívidas. Agora amados fica a pergunta: Pode alguém mudar o texto e o contexto da Palavra tal como mudou este pregador? Ou porque ele é da mídia, bacharel em teologia, e muito famoso, temos que ouvir e dar glórias sem contestarmos? O que está escrito em 1º Tss 5.21 “Examinai tudo, retende o bem”. Perdeu seu valor? Examinando esta pregação o que podemos reter?
______________________________________________________________________

Pregação: Anjos adoradores no céu, guardiões na terra. Sl 104.40, Hb 1.14. Esta pregação é uma heresia sem tamanho, nesta pregação o pregador dá nome ao ministério dos anjos. Ministro da Consolação, Ministro da Guarda, Ministro da Saúde, Ministro Porta Voz, Ministro do Juízo e Ministro do Louvor.
    Ministro da consolação, ele diz quer é um tipo de anjo que nos consola nos momentos difíceis, como consolou Agar, mas Agar viveu na velha aliança e não tinha o ministério do Espírito Santo como o temos hoje, não vemos nenhuma pessoa sendo consolada por anjos, depois da vinda do Espírito Santo o consolador amado que Jesus prometeu à igreja em João 14.16-17.
     Ministro da Saúde diz o pregador que é um tipo de anjo que cura, mas ele só desce onde tem movimento (barulho) o pregador cita João 5.1-15, mas veja que na passagem citada o anjo não descia onde tinha movimento, a água estava parada, os necessitados estavam parados esperando o mover das águas, não havia movimento algum no texto citado. A Bíblia nos diz que de tempos em tempos um anjo descia e movia as águas e o primeiro que ali descia era curado de qualquer enfermidade, analisando o texto vemos que o verbo descer está no passado (descia) sabe por quê? Porque depois do ministério do Senhor Jesus Cristo não precisamos mais esperar um anjo descer para movimentar as águas, é só usar com fé o nome do Senhor Jesus que somos curados. Marcos 16.15, em parte alguma das escrituras vemos falar de anjos que curam. Este não é um sinal claro da angeolatria?
    Ministro do Juízo é um tipo de anjo que tem a missão de matar, ele diz que este anjo matou Herodes, Ananias, Safira, John Lennon e Mamonas Assassinas, O curioso é que o pregador afirmar que John Lennon devido ao que disse que os Beatles eram mais populares que Jesus Cristo” levou três tiros um em nome do pai, outro em nome do filho e o outro em nome do espírito santo, não estaria este pregador blasfemando? O que Jesus veio fazer? Lucas 9.54-56. Se este anjo matou John Lennon por dizer isto, teria que matar também um outro pregador amigo deste que disse: “Jesus não era tão eloqüente como eu”, pode um verdadeiro pregador da Palavra dizer isto?
Porque nada acontecem com outros roqueiros que todos os dias blasfemam do nome de Deus, rasgam e queimam a Bíblia em seus shows? Você quer coisa pior do que escreveu o autor do livro “o código da Vinci”? Porque não são mortos os pedófilos que fazem tantos males as criancinhas? E quanto aos mamonas, será que os pais que compravam os CDS e levavam para os filhos ouvirem, eram menos culpados? Seria Deus um Deus que faz acepção? Rm 2.11.
 Mudando de assunto.
Este pregador parece não ter aprendido nada com Cristo em Lucas 6.27-28 onde Ele nos manda orar pelos nossos inimigos, já este pregador diz que quando tocam nele, ele suporta, mas quando tocam nos seus filhos, ele ora pedindo justiça dá pra entender qual é o tipo de oração que ele faz? Nesta pregação este pregador diz que certo ano ele foi impedido de pregar no Estado do Paraná, e após ficar dois meses sem agenda, sua filha lhe pediu leite e ele não tinha dinheiro para comprar, então ele foi para o monte pedir justiça, e depois de duas semanas que ele foi para o monte orar, um dos que o impediu de pregar no Estado do Paraná contraiu câncer na garganta, dá pra encarar? Nesta mesma pregação este pregador diz que missionário que não tem fogo (não faz barulho) não presta, será que ele se esqueceu de onde saíram às igrejas pentecostais? Será que ele nunca ouviu falar dos missionários metodistas, congregacionais, presbiterianos etc. Nesta pregação este pregador chama de demônios desgraçados aqueles que não concordam com seus gritos e pulos de caratê, ele diz que não pula porque quer, mas porque ele precisa deste avivamento. Ele diz que quando um crente pula e grita, Deus levanta do seu trono e fica feliz. Onde está escrito isso? Deus se alegra quando um pecador se arrepende de seus pecados, e entrega sua vida a Deus Lc 15.10. Deus fica feliz quando um pecador se arrepende, Deus fica feliz quando sua igreja deixa de ser menina e se alimenta do pão do céu que é a Palavra de Deus, Deus fica feliz quando sua Igreja se derrama em sua presença com oração, com cânticos espirituais, com coração quebrantado etc. Para encerar este pregador que afirma não ser um pregador da angeolatria, no final desta pregação ele chama pela comitiva de Boston por duas vezes e ao encontrá-los em meio da multidão ele grita: Comitiva de Boston nós sabemos o que é um anjo, então receba o movimento do anjo aí jááááááááááááááááááááááá. Você conhece a Igreja de Boston? Sabia que ela foi desligada da CGADB por praticas de heresias? Sabia que esta Igreja quer legitimar o exagero dos anjos no seu movimento? E você sabe o que este pregador quis dizer com nós sabemos o que é um anjo? Medite 1º Tm 4.1; 1º Jo 4.1 .
 Em outra pregação este pregador diz: “Quando você vê um desses pequeninos de Deus ser tomado e sair pulando num pé só, e sair na unção do reteté de Jesus, isso aí não é espírito do homem, pegue esta pessoa depois filma ele pulando, depois põe ele assentado na sala pra ele assistir, você vai o ver morrer de vergonha, pastor, mas ele não sabe o que está fazendo? Ele até sabe, mas naquele momento ele se esvaziou de tudo que é natural e humano, ele só quer saber de adorar a Deus e se ele acha que pulando e gritando ele está adorando a Deus ninguém tem nada a ver com isso. Há pastor aí a igreja não seria uma igreja menina? Eu prefiro fazer parte de uma igreja menina do que uma igreja cheia de caduco. Uma vez entraram no meu site na internete e disseram assim: pastor porque é que o senhor se inspirou num pastor americano e não em um brasileiro, eu disse não que os brasileiros não tivessem o seu quilate, mas eu encontrei na figura de um pastor americano uma unção e uma intimidade com Deus que eu jamais havia visto e me influenciei através da vida dele e eu louvo a Deus por isso.
Os filhos de satanás, os macumbeiros quebram o protocolo de lá e recebem por isso, por que é que nós não podemos quebrar o protocolo também e recebermos nossa benção por isso?”. Palavras do pregador.
 Que consenso tem os filhos de satanás conosco? Amados vejam que o pregador não está falando do protocolo a respeito da influência que ele recebeu, pois não existem regras pré-estabelecidas para isto, à pessoa se influencia em quem ela quiser influenciar, mas ele está se referindo a pessoa que em êxtase sai gritando e pulando com um pé só, e quando ele diz que nós devemos quebrar o protocolo também, ele se refere à regra existente na Palavra de Deus sobre ordem e decência durante um culto 1º Co 14.40.
 Amados nós não temos que fazer parte de uma Igreja menina Hb 5.11-14, muito menos de uma igreja cheia de caducos, temos que fazer parte de uma gloriosa, sem mácula, nem ruga, mas santa e irrepreensível. (Ef 5.27).
Onde este “pastor” achou base bíblica para tal afirmação? Onde está escrito que a pessoa fique em êxtase ao receber a glória de Deus? O que Paulo disse em  
1 Co 14.32 que o espírito do profeta é sujeito ao profeta, perdeu seu valor? Não seria este também um novo evangelho? Gl 1.6-8.

Outro pregador em sua pregação num grande congresso cujo Texto Lucas 10.19,
ao se referir ao que está escrito em Marcos 5.1-20 disse: “quando Jesus ficou sabendo que tinha um demônio que mandava na rua, mandava no cemitério, mandava na igreja do monte e mandava na cidade Jesus chamou os doze e disse:eu quero ver ele mandar quando eu chegar lá o maior valente ta entrando ta chegando. Jesus arregaçou as mangas espirituais, colocou uma faixa preta espiritual, Jesus colocou um quimono de artes marciais espiritual, vestiu uma luva de boxe espiritual e disse eu quero uma disputa com ele, mandou um recado lá pro inferno: hei diabo pega esta companhia toda do inferno aí e junta lá na boca do cemitério, aonde todo mundo tem medo da cova e eu e ele vamos se encontrar. Pedro deu uma olhada para João e disse: o mestre ta louco da cabeça rapaz, como é que vai pra uma cidade aonde a pessoa deu pisa no delegado, na polícia, no prefeito, no vereador, colocou todo mundo pra correr e disse ninguém manda, foi lá onde estavam os fariseus orando e deu uma surra em todo mundo? Pedro então vira pra Jesus e diz: Mestre o Senhor acordou bem, mestre? O Senhor ta precisando aí de um gardenalzinho um diazepan pra ficar mais calmo? Será que o Senhor não precisa tomar um suco de maracujá pra ver se o Senhor fica mais orientado?O mestre disse: Não, eu quero é encarar esse valentão, eu quero saber quem é que ta mandando em Gadara, os discípulos disseram então vamos lá. Então Jesus juntou todos e quando chegaram à porta de Gadara os discípulos recuou (aqui o pregador para e diz: Você sabe que um Doido só é doido quando ele vê um doido menor do que ele, mas quando ele vê um louco mais louco do que ele, ele baixa a bola e fica devagar) Jesus arregaça as mangas espiritual dá uma olhada pra dentro do cemitério, os demônios olha um pro outro e diz: Olha a única maneira de a gente sair daqui sem apanhar daquele que vem ali é elogiando Ele”.
O pregador da a entender, que os discípulos viram um mais louco do que eles e recuaram, o endemoninhado gadareno viu um mais louco do que ele e baixou a bola. Isto é um absurdo, a Bíblia nos diz que um valente armado guarda sua casa, mas sobrevindo um mais valente do que ele vencendo-o, tira-lhe sua armadura e reparte seus despojos. Lc 11.21-22, mas o pregador não diz valente, ele diz doido e louco chamando  o Senhor Jesus Cristo de louco, você acha que Pedro perguntaria pra Jesus se ele precisava de um Gardenalzinho, Diazepan ou Suco de maracujá? Pedro e os demais discípulos quando se dirigiam a Cristo se dirigiam com reverência e respeito, muito diferente deste pregador.  
A Bíblia nos diz que réu do fogo do inferno é aquele que chama seu irmão de louco,
Mt 5.22, e quem chama o Senhor Jesus de louco? E que servos de Deus são estes que ao ouvirem as blasfêmias deste pregador deram glórias a Deus? Onde está a Bíblia deste povo, que congresso após congresso convida este pregador? Como pode alguém brincar tanto assim com o nome glorioso de Cristo, apenas com o intuito de esquentar a igreja? Pois logo após dizer estas besteiras ele começou a dizer:
Tem fogo aí irmão, tem fogo aí, tem fogo aí, ta pegando, ta pegando, ta pegando, ta pegando, ta esquentando, de liberdade, óóóóóóóóóó meuuuuuuuu deuuuuuuuuuus eu já to tomado, to possuído, a glória encheu este lugarrrrrrrrrrrrrrrrrrr.  
Nesta mesma pregação o pregador trata com sarcasmo os crentes tradicionais, zomba deles, chamando-os de igrejinhas friazinhas, crentes picolé, dizendo que se tem crente sorvete aqui hoje ele vai derreter agoraaaaaaaaaa, depois também ele diz que um pastor o convidou para pregar na sua Igreja só que pediu para ele não roncar como costuma roncar, e ele disse olha quem gosta de geladeira é picolé, não que eu tenha alguma coisa contra (falou como se fosse concertar o que disse), mas se você gosta de geladeira vá numa loja e compre uma dúzia, 1º Co 13 parece não fazer parte na vida deste pregador, e os pentecostais do grande congresso se maravilham ao ouvirem frases deste tipo, mostrando serem totalmente ignorantes no servir a Deus.


Em outra pregação com o Titulo: Caverna não é lugar de Esconderijo.
Texto 1º Reis 19.9-14. O pregador diz que quando Elias ficou sabendo que Jezabel buscava lhe matar, Elias procurou um Zimbro para se suicidar e disse: “Eu não darei a Jezabel o bel prazer de ela escrever em sua agenda que ela matou o profeta Elias, eu mesmo escreverei hoje que eu tiro a minha vida”. Você já leu isto na Bíblia? Não? È lógico, pois não está escrito só se estiver na bíblia deste pregador. Fica claro no texto que Elias passou por um mau momento, de grandes lutas físicas e espirituais, a ponto de pedir a Deus a morte, mas em nenhum momento vemos no texto Elias dizer que iria tirar a própria vida, só para não dar este gostinho a Jezabel. Isto é um absurdo.
Nesta pregação, este pregador diz que crente que não faz e não gosta de barulho não vai para o céu. Veja que ele está afirmando “não vai”, não seria este um outro evangelho? Gálatas 1.6-8. Onde está escrito que barulho leva alguém para o céu? Jesus disse que ninguém vai ao Pai senão por Ele Jo 14.6, como este pregador pode dizer que sem barulho não se entra no céu?
Em outra pregação ao falar sobre João na ilha de Patmos este pregador diz que João se assustou com a voz de Jesus como cordeiro, então Jesus disse para João: João se você se assustou com minha voz de cordeiro, agora eu vou me tele transportar para cordeiro-leão,
Então o pregador imitou Jesus rosnando como um leão, João, João, João. Se você se assustou com minha voz de leão, então ouça a voz do meu Pai, neste momento o pregador tenta imitar a voz de muitas águas e trovões, e ele completa dizendo que Jesus fala assim para João: João se eu falo assim e meu Pai fala assim, então fala pra minha Igreja na terra que não pode haver silêncio, tem que ter barulhooooooo. Amados o pregador está afirmando que Jesus deu uma ordem para João passar para a igreja na Terra, e onde está escrito isto?Você já leu isto na Bíblia? Então leia Apocalipse 22.18-19. Novamente fica a pergunta, cadê a Bíblia dos ouvintes que ao ouvirem estas aberrações deram glórias a Deus?


O pior é que a maioria destas pregações a que dei exemplo foram pregadas num grande
congresso pentecostal brasileiro, e as pessoas glorificavam a Deus ao ouvirem estas barbaridades e ninguém faz nada, ano após ano estes pregadores estão lá para por fogo no povo, cada um deles inventa um tipo diferente, um ronca, outro termina todas as palavras com hãhã, outro deixa o microfone e sai lutando caratê, outro grita glóriaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa, aleluiaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa, e é só começar a gritar ta pegando, ta pegando ta pegando que o fogo pega e aí é só pulo, rola-rola, cai-cai, Palavra que é bom nada, em 2008 o Pastor Silas Malafaia foi neste congresso e pregou uma Palavra sobre o Reino de Deus, sem rodeios, sem firulas, sem reteté, pregou o que deveria ser pregado, agora de uma olhada na lista a partir de 2009 se ele está entre os pregadores convidados, lá o lema é: quem faz movimento ta dentro, não emocionou dançou.  
A Bíblia diz que é necessário que haja heresias para que aqueles que são sinceros se manifestem (1º Co. 11.19). Se você diz ser sincero, mas aceita estas heresias só porque são pregadas por pregadores renomados e no maior congresso pentecostal brasileiro, então para você a Bíblia tem pouco valor, se é assim os TJs , os espíritas  os mórmons estão cobertos de razão, pois é só misturar um pouco da Bíblia e um pouco de pensamentos próprios e ta tudo certo.  Amados se a Bíblia está perdendo espaço no meio do povo de Deus, então este povo está perto da destruição, porque diz a Bíblia “Meu povo foi destruído por falta de conhecimento.” (Os 4.6).
Alguns destes pregadores usando de astúcia preparam psicologicamente seus fãs para que estes não aceitem criticas a respeito deles, chamam de repórteres do inferno, céticos, crentes desgraçados etc. aqueles que analisam suas pregações.
Por isso amados não importa quem esteja pregando se é alguém da mídia ou não, tudo deve ser conferido 1º Tss 5.21 se estiver de acordo com as escrituras glórias a Deus, se for contrário não aceite, siga o exemplo dos bereianos que ouviam Paulo pregar e de  bom grado recebiam a palavra, mas conferiam para ver se estava de acordo com as escrituras At 17.10-11.
É por isso que a Bíblia nos alerta sobre o tempo do fim, 1ºTm 4.1-2; muita coisa está por vir e se não estivermos firmados na Palavra de Deus seremos presa fácil para estes manipuladores da Palavra 2º Pe 2.1-3, é necessário que aqueles que são de Deus se manifestem contra estas heresias, ou então joguemos fora nossas Bíblias, pois de que adianta tela e não pratica-la? Tg 1.22.
 Vamos orar para que o Deus dos céus, da terra e de todo o universo possa abrir os olhos dos lideres, pastores e dirigentes de Igrejas evangélicas no Brasil para que busquem o verdadeiro avivamento que vem do auto, aquele que muda o homem de dentro para fora, e o faz verdadeiro adorador (Jo 4.23-24), trazendo dons espirituais para a igreja, amor, conversão, unidade etc. Para que a Igreja atual possa experimentar o que a Igreja primitiva experimentou de forma real, não passageira, e orar também para Deus extirpar do meio do seu povo este fogo estranho trazido por estes pregadores profissionais.  


                                                                                                        Pr: João Souza
                                                                                                       Arceburgo- MG

5 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Concordo plenamente. E digo ainda, os pregadores da igreja primitiva, os da reforma e os do início do século XX (e alguns atuais) pregavam a palavra de Deus no intuito de ganhar almas para o reino de Deus. Mas o que vemos hoje, são pregadores que usam o Evangelho para se auto promoverem e para satisfação de seus próprios egos, deixando a essência (Jo 3:16) da palavra de Deus para segundo ou terceiro plano, o amor as almas.

    ResponderExcluir
  4. Fantástico!! Sensacional! Que muitos mais leiam isso!

    ResponderExcluir
  5. Jamais concordarei com essas inovações. Pastor itinerante para mim é mercenário. Itinerancia é meio de enriquecimento, um deserviço à causa do Reino de Deus.

    ResponderExcluir