segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Cair na unção: É bíblico, ou modismo?



Baseados em 2ºCo 3.17 “Ora o Senhor é Espírito, e onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade”, sem analisar seu contexto, muitos dizem que não há limites para o agir do Espírito Santo dentro da Igreja, dizem que Ele age como quer, e da maneira que quiser agir. Diante disto hoje temos os pregadores do reteté, os quais usam frases do tipo “irmãos o Espírito Santo está aqui e aqui você tem liberdade para falar em mistérios, pular, rolar, rodopiar, cair na unção etc. não limite o agir do Espírito Santo”..
Infelizmente muitos irmãos não instruídos na Palavra de Deus (1º Co 14.40) ao ouvirem estas frases dão vazão as suas emoções e saem dando socos por todos os lados, pulando, se contorcendo, berrando, fazendo caretas, caindo ao chão etc. e os pregadores se sentem realizados por verem a “liberdade” agindo dentro da igreja, e pouco importa se o que está acontecendo condiz ou não com a Palavra de Deus, e quando são confrontados a mostrar na Bíblia a veracidade do que pregam, alguns na ignorância dizem que a letra mata, se referindo a Palavra de Deus, que segundo disse Jesus é a verdade e é ela que nos santifica (Jo 17.17), mas diante do levantar da bandeira do pentecostalismo a Bíblia deixa de ser nossa regra de fé, e passa a ficar em segundo plano, em primeiro é a opinião dos baixareis em teologia e dos grandes pregadores profissionais, chamados conferencistas.( não generalizando pois há alguns conferencistas que são homens de Deus.)
Hoje em dia muitas coisas novas e estranhas estão aparecendo dentro da igreja, como por ex: unção do grudar na parede, unção do cair, unção do riso, embriagues espiritual, unção do pulo etc. e alguns dizem que é o agir do Espírito Santo e Ele age como quer agir, concordo plenamente que estamos debaixo do agir do Espírito Santo, mas creio que Ele não age além do que está escrito, em 2º Tss 5.21ª diz: “Examinai tudo, como examinar algo que não está escrito? Alguns dizem que o importante é se sentir bem, se rolar faz bem, continue rolando, se cair faz bem, continue caindo, se cambalear dentro da igreja faz bem, continue cambaleando em (1º Co 10.24) Paulo nos diz “Ninguém busque o proveito próprio, antes, cada um, o que é de outrem.Paulo mostra em (1º Co 14.18-19 e 1º Co 10.33) que ele não buscava somente o que lhe fazia sentir bem, mas buscava o bem da Igreja. Para os pregadores profissionais, são céticos aqueles que não se entregam a qualquer movimento antes de examiná-los, mas foi o apóstolo Paulo através do Espírito Santo que nos mandou examinar “tudo”, infelizmente hoje em dia a palavra de alguns pregadores famosos, ou movimentos, parece ter maior valor que a Bíblia, o apóstolo Paulo chamou os bereianos de “nobres ” porque eles ouviam o que Paulo pregava, mas conferiam para ver se estava de acordo com as escrituras.( At 17.11) Hoje quem confere e examina as pregações e movimentos dentro da igreja, não é mais nobre, é cético.
Certo pregador diz: “Texto fora do contexto gera pretexto”, e o contexto de 1ºCo 3.17 fala da glória transitória do ministério da condenação ( LEI), na qual os filhos de Israel ainda permaneciam presos
( 2º Co 3.14 ), Paulo diz que naquela época quando era lido Moisés(LEI) o véu ainda estava posto sobre o coração deles (2ºCo 3.15) ou seja, o véu simbolizava a falta de visão dos filhos de Israel quanto ao ministério do Espírito, e Paulo diz que quando se converterem ao Senhor então o véu se tirará, ou seja seriam libertos da lei e passariam a enxergar a liberdade do ministério do Espírito em suas vidas
 (2º Co 3.9,2º Co 3.17  ), esta liberdade não era para fazerem o que quisessem  (Gl 5.13), mas refletirem a glória do Senhor, e serem transformados de glória em glória.
 (2ºCo 3.18). O texto em nenhum momento fala de forma de culto.
O apostolo Paulo diz em 1ºCo 14.33 que Deus não é Deus de confusão, e muitas destas novidades além de trazer confusão, têm escandalizado irmãos menos instruídos na palavra ( 1º Co 8.9), Além do mais não possuem base bíblica entre as quais destaco o cair na unção.
Os textos que normalmente usam para tentar dar ênfase a esta prática são: (1º Reis 8.11; Ez 1.28; Ez 3.23; Ez 43.3; Dn 8.17; Dn 10.9; 2º Co 12.3-4; Ap 1.10-17.) 
 ___ Em 1º Reis 8.11  "E os sacerdotes não podiam permanecer em pé para ministrar, por causa da nuvem, porque a glória do SENHOR enchera a casa do SENHOR." esta escrito que eles caíram? Ou que não podiam permanecer em pé? "não podiam permanecer em pé" indica que eles tentavam, mais não conseguiam e porque eles não conseguiam? Por causa da Glória de Deus? Não! Por causa da nuvem! Leia  Iº Reis - 8:10-11 "E sucedeu que, saindo os sacerdotes do santuário, uma nuvem encheu a casa do SENHOR. E os sacerdotes não podiam permanecer em pé para ministrar, por causa da nuvem, porque a glória do SENHOR enchera a casa do SENHOR." que nuvem era esta? Esta nuvem era uma nuvem espessa, Êxodo 19.9 "E disse o SENHOR a Moisés: Eis que eu virei a ti numa nuvem espessa, para que o povo ouça, falando eu contigo, e para que também te creiam eternamente. Porque Moisés tinha anunciado as palavras do seu povo ao SENHOR". Uma nuvem escura, Êxodo 20.21 "Mas o povo permaneceu à distância, ao passo que Moisés aproximou-se da nuvem escura em que Deus se encontrava". Esta nuvem é a mesma que impediu Moisés de entrar na tenda veja em Êxodo 40.34-35 "Então a nuvem cobriu a tenda da congregação, e a glória do SENHOR encheu o tabernáculo, de maneira que Moisés não podia entrar na tenda da congregação, porquanto a nuvem permanecia sobre ela, e a glória do Senhor enchia o tabernáculo". Vejam que era esta nuvem espessa que os impediam, Moisés tentou entrar, mas não podia os sacerdotes tentavam permanecer de pé, mas não podiam, não esta escrito em parte alguma que eles caíram por causa da glória de Deus. Isto é achismo por parte daqueles que querem dar vazão as suas heresias.


  ___ No caso de Ezequiel vemos que esta era uma posição de reverência quando ele estava diante da glória de Deus, Ezequiel sempre caía sobre o seu rosto, ou seja, se punha sobre seus joelhos com o rosto em terra e cobria a cabeça com as mãos, posição totalmente diferente a usada nas igrejas hoje em dia. O incrível é que citam que Ezequiel caiu em Ez 1.28, mas se esquecem de citar os versos a seguir como Ez 2.1-2 Esta voz me disse: Filho do homem põe-te em pé, e falarei contigo. Então, entrou em mim o Espírito, quando falava comigo, e me pôs em pé, e ouvi o que me falava.” Tanto nesta passagem como em Ez 3.24; Ez 43.5 é citado que o Espírito o pôs de pé, mas em nenhum lugar é cito que o Espírito o tenha feito cair, pois esta não é a missão do Espírito Santo, sua missão na terra é convencer o homem do pecado, do juízo e da justiça, levantando o homem caído e não o derrubando. O Espírito Santo está aqui para encher, ensinar, ungir, capacitar e consolar o homem.
Se Ezequiel caiu na unção do Espírito Santo, em que unção caíram Moisés e Arão? Pois esta foi a mesma posição que Moisés e Arão caíram diante dos filhos de Israel (Nm 14.5) e Moisés diante de Corá, Datã e Abirão ( Nm 16.4 ) e em nenhuma destas duas passagens havia unção, mais sim indignação.
 ___ O caso de Daniel é muito claro e fácil de entender, quando se quer entendê-lo, em Dn 8.17, está escrito que Daniel ficou assombrado quando viu Gabriel vindo para perto dele, e devido ao assombro que sentiu, ele caiu com rosto em terra, a Bíblia não diz que Daniel caiu cheio de unção, mas cheio de medo. E no final do verso 18 está escrito assim: “Ele, pois me tocou, e me fez estar em pé.” Esta parte do verso 18. “Me fez estar em pé” corrobora com o que está escrito no Salmo 37.24 “ se cair não ficará prostrado, porque o SENHOR o segura pela mão.”   O desejo de Deus é ver seus servos de pé.
___Já Dn 10.7-10 Também fica claro que ele não caiu pela unção que sentiu. Daniel diante da grandeza da visão que teve desmaiou de medo, veja que Daniel disse que seus companheiros não viram nada, mais fugiram e se esconderam de medo, já Daniel que teve a visão não fugiu, porém a Bíblia diz que não lhe restou força alguma, a formosura do seu rosto transmudou-se em desmaio, e caiu com rosto em terra profundamente adormecido. Nos versos a seguir (Dn 10.10-12) mostra que assim como aconteceu com Ezequiel, aconteceu também com Daniel, uma mão o tocou e fez que ficasse sobre seus joelhos, logo após ouviu a ordenança, “levanta-te sobre os teus pés, porque eis que te sou enviado.” O temor que Daniel sentiu era tanto que mesmo de pé ele estava tremendo (Dn 10.11).Veja o que Daniel diz em Dn 10.16 “ Senhor meu por causa da visão, sobrevieram-me dores, e não me ficou força alguma.” Em momento algum é dito que ele tenha caído na unção, ou por causa da glória que sentiu.( 1º Co 4.6)
­­­­___ Em 2º Co 12.2-4 o apóstolo Paulo diz conhecer um homem que foi arrebatado até ao terceiro céu, embora falasse de si próprio, Paulo não o declara para não se gloriar em si mesmo, o curioso nos versículos de 2 ao 4  é que Paulo repete por duas vezes que ele não sabia como aconteceu, ou seja ele não sabia se foi arrebatado no corpo ou fora do corpo, a Bíblia também não diz nada a respeito, apenas que “ Deus o sabe ”, desta passagem alguns tiram a idéia de que Paulo tenha caído na unção, será que já leram Pv 30.6? “Nada acrescentes as suas palavras, para que não te repreenda, e sejas achado mentiroso.” Ou seja, acham, porém na Bíblia não existe lugar para achismo ou é ou não é, é o mesmo caso que acontece em At 2.13 “E outros, zombando diziam: estão cheio de mosto.” Daqui alguns tiram à idéia de que os discípulos estavam cambaleando como se estivessem embriagados, daí algumas pessoas nos momentos de fervente oração saírem cambaleando pela igreja, como se estivessem bêbadas. O apóstolo Paulo nos ensina em 1º Co 4.6 que não devemos ir além do que está escrito, e nestes versículos não há base nenhuma para crermos no cair na unção, mas hoje em dia por achar alguma coisa, já é o suficiente para que isto vire moda dentro da igreja. É por isso que existe a unção do riso, unção do peso da glória, unção do grudar na parede, unção de Ester, unção do aviãozinho etc. Pura emoção, ventos de doutrina ( Ef 4.14)
___ Ap 1.10-17 O apóstolo João por causa da Palavra de Deus e por causa do testemunho de Jesus Cristo se achava na ilha de Patmos, no verso 10 João disse ter sido arrebatado em espírito no dia do Senhor, veja que João continuou consciente após ter sido arrebatado, consciente e de pé, em espírito ele ouviu uma voz como de trombeta e procurou ver quem falava com ele, e João viu, e após ter visto caiu aos seus pés como morto. João não caiu ao ser arrebatado mas após a visão que teve. Será que João caiu na unção?  É por isso que Paulo nos exorta a sermos obreiros aprovados, que manejam bem a espada do Espírito que é a Palavra de Deus ( 2º Tm 2.15) e a Palavra de Deus é incrível, compare que João teve a mesma visão de Daniel, na visão de Daniel o varão vestia vestes de linho,seus olhos eram como tochas de fogo,seus pés como bronze polido,sua voz como a voz de uma multidão. Na visão de João um semelhante ao Filho do homem suas vestes eram compridas, seus olhos como chama de fogo,seus pés como latão reluzente e sua voz como a voz de muitas águas. O incrível também é que a resposta do varão para ambos, após caírem foi a mesma “Não temas ”  esta é a mesma palavra usada em (Mt 10.26 e Mt 17.7) em grego phobeo.( Phobeo é definido como um pânico que acomete uma pessoa fazendo com que saia correndo, fique alarmada, assustada, apavorada, angustiada, cheia de medo, intimidada, ansiosa e apreensiva.) João sentiu medo e não unção, quando teve a visão de Cristo glorificado, por isso caiu aos seus pés como morto. 
Como se pode ver esta prática é estranha as escrituras e não possue base bíblica , sem contar que pelo Espírito Santo, Paulo exorta a igreja a ter ordem e decência 1º Co 14.40 e eu mesmo já presenciei e ouvi relatos de irmãs que caem de saia em posição totalmente indecente, há igrejas que tem até lençóis ao lado do púlpito, para cobrir as pernas das irmãs que caem em posição indecente, nada disso condiz com a pessoa do Espírito Santo.
Parece que esta prática serve apenas para dar maior destaque ao show que alguns pregadores profissionais fazem, se sentindo os tais quando vêem uma multidão de irmãos indo ao chão, ao impor das mãos, ao sopro ou ao balançar do paletó. Amados o apóstolo Paulo diz que nos passou todo o conselho de Deus ( At 20.27) e em momento algum foi falado a respeito de cair na unção ou arrebatamento como se vê hoje nas igrejas, em Atos dos apóstolos, que é o manual da igreja primitiva para o igreja atual, não há relatos desta prática entre os discípulos, não seria este um novo evangelho ? (Gl 1.6-8) Algumas pessoas podem até dizer que se você não se render a estas experiências novas com o Espírito Santo, você é cético, é frio, mas qualquer experiência deve estar de acordo com a Palavra de Deus. Se não for assim, então a Bíblia não é mais nossa regra de fé e conduta.
Quando há um derramar da unção de Deus em um culto, e nos entregamos a este derramar, dá vontade de fazer muitas coisas, como por ex: correr, voar, pular, chorar, sorrir etc. porque a unção vem de Deus, mas toda reação mediante esta unção é humana, toda reação vem da nossa emoção é por isso que a palavra de Deus nos diz que o espírito do profeta é sujeito ao profeta (1º Co 14.32) e um dos frutos do Espírito Santo é “Temperança” que significa controle e domínio sobre nossos próprios desejos e paixões, por isso amados vamos sim dar liberdade ao Espírito Santo, para que Ele nos molde segundo sua vontade, e segundo a Palavra de Deus, vamos orar, clamar, louvar, cantar e nos derramar na presença de Deus de forma equilibrada e Bíblica, principalmente pedindo a Deus que faça brotar no nosso coração os Frutos do Espírito Santo, os quais mostraram que realmente somos cheios Dele.         



                                                                                                    Pr: João Souza
                                                                                                              Arceburgo MG

12 comentários:

  1. Convincente, recentemente eu estava indo a uma igreja q as pessoas caem no chão na hora do louvor. Eu até me assustei, pois eram muitas pessoas caindo no chão e pulando como loucas, mas não falei nada. Tenho alguns amigos dessa igreja e aceitei o convite deles pois eu vejo que eles querem conhecer a Deus. Numa boa oportunidade, irei mostrar esse texto a eles. Obrigado.

    ResponderExcluir
  2. 1 Corintios 2:11 Pois, quem conhece os pensamentos do ser humano, a não ser o espírito do homem que nele reside? Assim, igualmente ninguém conhece os pensamentos de Deus, a não ser o Espírito de Deus

    ResponderExcluir
  3. Só Deus pode falar se é o Espirito Santo ou não. Já está errado porquê julga o irmão que experimenta outras coisas que a sua.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aí onde está... Se somente Deus pode responder se é do obra do Espírito Santo ou não, então as dúvidas e confusões entre o povo de Deus continuarão existindo. Creio que Deus deixou as Escrituras para nortear a igreja e nos instruir naquilo que é dele ou não.

      Excluir
  4. Só Deus pode falar se é o Espirito Santo ou não. Já está errado porquê julga o irmão que experimenta outras coisas que a sua.

    ResponderExcluir
  5. Só Deus pode falar se é o Espirito Santo ou não. Já está errado porquê julga o irmão que experimenta outras coisas que a sua.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Anestesico inalatorio-,,VEJA NO YOUTUBE O COLETE DO FELICIANO,O TRUQUE DO TERNO UNGIDO CAI FILA INTEIRA,VEJA NO YOUTUBE O REPOUSO NO ESPIRITO DO PADRE-os evangelicos diz movimento cai cai,arrebatammento,cair na unção etc...

    ResponderExcluir
  8. Anestesico inalatorio uns cai no meio rindo e mechendo pra desfarçar depois de ver esse lindo blogger veja o que esta acontecendo em outras Igrejas veja voce mesmo se éo espirito santo click em meu nome acima.

    ResponderExcluir
  9. MÃO PERTO DA TESTA ASSOPRAR NO ROSTO OU MESMO CHEIRAR O PALITO QUE DIZ SER UNGIDO CUIDADO COM ANESTÉSICO INALATÓRIO E O CLOROFÓRMIO NO PANO SE CAIR NA IGREJA E PERDER OS SENTIDOS VIGIA OUTRO DIA EU LI ASSIM CAIU NA IGREJA MACHUCOU PASSA GELÓL

    ResponderExcluir
  10. Concordo plenamente e totalmente com o pastor. Examine as escrituras. Verás que estes movimentos nada tem a ver com o Espírito Santo. Na minha opinião é claro. Cada um pensa como quer.

    ResponderExcluir
  11. Olá, aconteceu isso comigo no culto no domingo passado,será q vc tem como explicar o q houve? Segundo a Bíblia diz?

    ResponderExcluir