segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

DOM DE PROFECIAS

No capítulo doze de 1º Coríntios o apóstolo Paulo nos fala através do Espírito Santo a respeito dos dons espirituais, e ele começa este capítulo dizendo “Acerca dos dons espirituais, não quero, irmãos, que sejais ignorantes”, ou seja, não basta receber os dons, precisamos conhecer sobre os dons espirituais, e só conheceremos através de um estudo minucioso da Palavra de Deus.
Em 1º Coríntios 12.8-10.  Paulo enumera os dons do Espírito Santo: 1º Palavra da Sabedoria; 2º Palavra da Ciência; 3º A fé; 4º Os dons de curar; 5º A operação de maravilhas; 6º A profecia; 7º O dom de discernir os espíritos; 8º A variedades de línguas; 9º A interpretação das línguas. Nenhum desses dons são concedidos pela vontade do homem, Paulo nos diz em 1º Coríntios 12.7Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um, para o que for útil”.  Os dons não são para mostrarmos aos outros que somos melhores, ou mais espirituais que as demais pessoas, os dons são concedidos pelo Espírito Santo a fim de revestir, fortalecer e aperfeiçoar a Igreja de Deus, todos os dons espirituais quando usados corretamente são úteis, pois visam à edificação de toda a Igreja, e esta é a vontade de Deus, veja: Romanos 14.19; Romanos 15.2; 1º Coríntios 14.5; 14.12; 14.26; Efésios 4.12.
 É bom saber também que os dons espirituais não impedem o pecado de adentrar na Igreja, quando ouvimos alguém falar que se ficarem irmãos na porta da Igreja falando em línguas o diabo não entra, tudo isto não passa de (contos da carochinha), bom exemplo disso é a Igreja de Corinto, que mesmo tendo todos os dons espirituais (1º Coríntios 1.5-7), estava carregada de pecados terríveis veja: Capítulo 1 divisão; capítulo 2 falso conceito de sabedoria; capítulo 3 espírito mundano causa dissensões na igreja; capítulo 4 falta de humildade; capítulo 5 incesto, jovem mantinha relações sexuais com sua madrasta e ninguém se importava com isso; capítulo 6 litígio entre os irmãos, um irmão levando o outro na lei. Todos estes pecados terríveis aconteciam na Igreja mais “avivada” do Novo Testamento. Por quê? Porque havia oração, busca, mas não havia vigilância Mt 26.41, eles não estavam usando os dons para edificação, mais sim como uma disputa, um queria mostrar que era melhor que o outro, e com isso o Diabo tinha livre acesso entre eles fazendo-os caírem nos pecados terríveis que vemos acima.
O apóstolo Paulo nos orienta a buscar-mos os melhores dons 1º Coríntios 12.31, para recebermos os dons do Espírito Santo, além de uma vida de santidade, é necessário que haja uma busca constante de nossa parte, todos os dias e em todas as nossas orações devemos pedir ao Espírito Santo que Ele nos agracie com os melhores dons, pois os dons espirituais são repartidos por Ele, a cada um como Ele quer, (1º Coríntios 12.11).
Hoje em dia vemos que o dom que está mais em evidência, é o dom de Profecia muitos o tem buscado e outros se auto-proclamam profetas, mas como Paulo disse não devemos ser ignorantes a respeito dos dons espirituais, você sabe o que é dom de Profecia?  Dom de Profecia: Trata-se de um dom que capacita o crente a transmitir uma palavra ou revelação diretamente de Deus, sob o impulso do Espírito Santo (1º Coríntios 14.24,25, 29-31). Aqui, não se trata da entrega de um sermão previamente preparado. Tanto no Antigo Testamento, como no Novo Testamento, profetizar não é primariamente predizer o futuro, mas proclamar a vontade de Deus e exortar e levar o seu povo à retidão, à fidelidade e à paciência (1º Coríntios 14.3). A mensagem profética pode desmascarar a condição do coração de uma pessoa (1ºCoríntios 14.25), ou prover edificação, exortação, consolo, advertência e julgamento (1º Coríntios 14.3,25, 26,31). A igreja não deve ter como infalível toda profecia deste tipo, porque muitos falsos profetas estarão na igreja (1º João 4.1). Daí, toda profecia deve ser julgada quanto à sua autenticidade e conteúdo (1º Coríntios 14.29,32; 1º Tessalonicenses 5.20-21). Ela deverá enquadrar-se na Palavra de Deus, contribuir para a santidade de vida dos ouvintes e ser transmitida por alguém que de fato vive submisso e obediente a Cristo (1º Coríntios 12.3). O dom de profecia manifesta-se segundo a vontade de Deus e não do homem. Não há no Novo Testamento um só texto mostrando que a igreja de então buscava revelação ou orientação através dos profetas. A mensagem profética ocorria na Igreja somente quando Deus tomava o profeta para isso (Atos 11.27-28; Atos 21.10-11). Não devemos perseguir a profecia (ir atrás de profeta). Se Deus quer falar com você, Ele sabe onde você está.
  Diferente da Igreja atual onde muitos vivem correndo atrás de profecias e revelações, correndo um grande risco de cair em profetadas, o dom de profecia é um dom maravilhoso, pois a pessoa é usada como boca de Deus para passar algo a alguém ou a Igreja, como disse Paulo: "buscai com zelo", pois, não é um dom para ser usado de qualquer forma, este dom segundo a Bíblia tem três objetivos “edificar, consolar e exortar”. 1º Coríntios 14.3.
►Edificar: É construir com bases sólidas. A pessoa ou a igreja é edificada no amor, na fé, na esperança etc. Ela é fortalecida.
►Consolar: è aproximar de alguém que precisa de conforto, de ajuda, de orientação e defesa, e amenizar seu sofrimento. É chorar com os que choram. É o preocupar-se com o caminho de alguém. É transmitir luz, alegria e paz.
►Exortar: É chamar a atenção de alguém, que esteja errado, com a intenção de mostrar-lhe a verdade, porém com amor. (1º Coríntios 13.2).
►A profecia tem três fontes possíveis, ou seja, ela pode vir do Espírito Santo, (2º Samuel 23.1-2; Jeremias 1.9-12; Atos 19.6; Atos 21.10-14).
►Ela pode vir de espíritos imundos, (satanás) (Isaías 8.19; 1º Reis 22.22, Atos 16.17).
►Ela pode vir da mente humana, (Jeremias 23.16; Ezequiel 13.2-3).
Uma pessoa que tem o dom de profecia está sujeita a erros e precisa submeter-se ao julgamento da Igreja. Há pessoas que não aceitam correção, porque consideram que estão acima de qualquer advertência, o Espírito Santo não pode atuar onde não há humildade. O profeta com um ministério precisa alcançar a vitória sobre o mundo e sobre si mesmo, a Bíblia diz: “enganoso é o coração do homem mais do que todas as coisas e perverso: quem o conhecerá? Jeremias 17.9.
O profeta deve estar sempre atento para discernir entre:
►Falar através de Deus ou expor seus pensamentos.
►O zelo pela manifestação da Glória de Deus ou o desejo egoísta de querer aparecer.
►A submissão ao julgamento de Deus ou satisfação de ser usado como profeta.
Todo profeta está sujeito aos problemas existenciais comuns a todos, ele não é imune às tentações, (Tiago 5.17-18).
O que devemos saber é que, este é um dom maravilhoso, mas que exige de nós muita responsabilidade, pois estamos sendo boca de Deus e ai de nós se o que falamos não estiver vindo de Deus. Veja alguns exemplos: Deuteronômio 18.20-22Porém o profeta que tiver a presunção de falar alguma coisa em meu nome, que eu não lhe tenha mandado falar, ou que falar em nome de outros deuses, esse profeta morrera. E se disseres no teu coração: Como conhecerei a palavra que o Senhor não falou? Quando o profeta falar em nome do Senhor, e essa palavra não se cumprir, nem suceder assim; esta é palavra que o Senhor não falou; com soberba falou aquele profeta; não tenhas temor dele”.  Jeremias 23.29-32Porventura a minha palavra não é como fogo, diz o Senhor, e como um martelo que esmiúça a pedra? Portanto eis que eu sou contra os profetas, diz o Senhor, que furtam as minhas palavras, cada um ao seu próximo. Eis que eu sou contra os profetas, diz o Senhor, que usam da sua própria linguagem, e dizem: Ele disse. Eis que eu sou contra os que profetizam sonhos mentirosos, diz o Senhor, e os que contam, e fazem errar o meu povo com as suas mentiras e com as suas leviandades; pois eu não os enviei, nem lhes dei ordem; e não trouxeram proveito algum a este povo, diz o Senhor”. Ezequiel 13.9E a minha mão será contra os profetas que vêem vaidade e que advinham à mentira; não estarão na congregação do meu povo, nem nos registros da casa de Israel se escreverão, nem entraram na terra de Israel; e sabereis que eu sou o Senhor”. Mateus 24.24Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas e farão tão grandes sinais e prodígios que, se possível fora, enganariam até os escolhidos”. O conselho final no Novo Testamento antes de Apocalipse é “AMADOS, não creiais a todo o espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo”. 1º João 4.1.
Ore e busque com zelo este dom, e que Deus possa te usar de maneira que o nome D’ele seja glorificado, através de sua vida, que Deus lhe abençoe.


                                                              Pr: João Souza - Arceburgo Mg

Nenhum comentário:

Postar um comentário